A importância da Contabilidade Gerencial para Organizações Empresariais



As empresas estão sempre em desenvolvimento e inseridas em um cenário mundial cada vez mais competitivo, fazendo com que as estratégias estejam necessariamente de acordo com os objetivos da empresa, principalmente os objetivos financeiros. Isso demonstra o porquê das empresas estarem sempre realizando altos investimentos em questões financeiras e gerenciais, pois busca sempre a melhor e mais segura maneira para analisar seus pontos patrimoniais e financeiros. Para esse empresário obter as melhores informações, a Contabilidade vem munida das mais amplas ferramentas e conceitos para se conseguir a melhor análise possível. Aprimorando essa análise e apresentando a empresa, nada melhor que a Contabilidade Gerencial, que estará em sintonia com todos os acontecimentos de ordem operacional e financeiro da empresa. Além de suas ferramentas, a Contabilidade Gerencial trás consigo a chance de conseguir obter a melhor forma de tributação para sua empresa, ou seja, realizar um planejamento tributário tendo como base as ferramentas da Contabilidade Gerencial.
 A Administração Financeira aliada a Contabilidade Geral trás conceitos e métodos imprescindíveis para a consumação de uma boa análise patrimonial e financeira, fazendo um vínculo de suma importância com a Contabilidade Gerencial. Assim, verifica-se a importância da Contabilidade Gerencial como ferramenta de apoio e decisão para as questões patrimoniais e financeiras, colaborando para a gestão adequada de micro e pequenas empresas, onde a mesma contribui positivamente para o desenvolvimento do processo decisório.
            Deve ser ressaltado que a contabilidade gerencial não exclui as normas e conceitos adotados pela contabilidade geral, pois ela apenas é derivação (um braço) da contabilidade geral. As partidas dobradas, lançamentos e escriturações devem ser respeitados para que os relatórios não distorçam o verdadeiro patamar financeiro em que se encontra a organização.
No intuito de que a organização atinja seus objetivos por meio de técnicas e ferramentas com mais clareza, a Contabilidade Gerencial necessita de outras disciplinas de conhecimentos não limitados apenas à contabilidade. Ela aproveita conceitos e habilidades trazidas da administração de produção, economia e, principalmente, administração financeira, campo da qual toda a contabilidade da empresa se situa.

Assim, pode-se concluir que todos os procedimentos, conceitos, técnicas, informações ou relatórios contábeis feitos com o intuito de resolver problemas empresariais, analisarem desempenhos, justificar variáveis financeiras internas e servirem de base para tomadas de decisões, recairão sobre a contabilidade gerencial.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Vínculo Consultoria de Marketing

Somos uma agência de publicidade de São José dos Campos. Estamos sempre em busca do crescimento de nossos clientes e para isso nos esforçamos ao máximo.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário