Cest será obrigatório nas NF-e só em 2017


As empresas onde operações de ICMS retido por substituição tributária, podem respirar mais aliviados no momento, pois a obrigatoriedade do CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) nas notas fiscais foi novamente prorrogada.
O Código Especificador da Substituição Tributária tem como objetivo estabelecer uma forma de uniformizar e identificar as mercadorias e bens passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes e iria se tornar uma informação obrigatória nas notas fiscais a partir de 1º de outubro, mas esta data foi novamente prorrogada através do convênio ICMS 90/2016, e agora o mesmo só será obrigatório a partir de 1º de julho de 2017.
Originalmente pelo convênio 92/2015 o código já seria obrigatório nas notas fiscais desde janeiro deste ano, mas, devido ao fato de muitas empresas não conseguirem se adaptar as exigências do governo dentro do prazo, esse mesmo foi sendo estendido por meio de prorrogações.
O novo adiamento por parte da CONFAZ, veio para dar um respiro as empresas, pois com o prazo estipulado perto do fim, muitas delas se encontravam com grandes dificuldades de atualização cadastral de suas mercadorias para atender a obrigatoriedade em tempo hábil.
Entidades como a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Facesp (Federação das Associações Comerciais do estado de São Paulo) auxiliaram muito neste processo de prorrogação da obrigatoriedade de apresentação do CEST nos documentos fiscais, pois suas solicitações a Confaz auxiliaram para que o prazo fosse novamente estendido.
A lista de mercadorias as quais o CEST representará já se encontra em vigor desde janeiro deste ano, sendo que o Convênio ICMS 92/15 veio para uniformizar em âmbito nacional quais mercadorias estão ou não sujeitas ao recolhimento do ICMS por substituição tributária.
Desta forma somente as mercadorias que estiverem contempladas na lista do convênio 92/2015 é que podem ter a cobrança do ICMS em forma de substituição tributária.
A vinda deste convênio já está facilitando a vida de muitos contribuintes, pois um dos principais problemas acerca da substituição tributária de ICMS era a dificuldade de distinguir entre convênios e protocolos nas operações interestaduais, quais as mercadorias sujeitas ao recolhimento de ICMS ST.
Agora com esta nova prorrogação as empresas terão mais alguns meses para adequarem seus sistemas a correta emissão de notas contendo a identificação do CEST em suas mercadorias.
Mas este prazo estendido deve ser usado com sabedoria, pois muitas empresas deixam o tempo passar e só pensarão na adequação de suas mercadorias novamente quando o prazo estiver perto do fim, não se deve contar com novas prorrogações, e o principal, prorrogação não quer dizer dispensa e sim um novo folego para as devidas adequações.


Fonte: Contabilidade na TV
Compartilhar no Google Plus

Autor: Vínculo Consultoria de Marketing

Somos uma agência de publicidade de São José dos Campos. Estamos sempre em busca do crescimento de nossos clientes e para isso nos esforçamos ao máximo.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário