Aprenda como fortalecer a sua empresa por meio de conceitos poderosos. Parte 1

Esses conceitos irão fazer com que a sua empresa MINIMIZE ou até ELIMINE a possibilidade de fraudes, desvios ou outros fatores que podem afetar sua atividade.

Confira:

RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO

O beneficio de um controle consiste na redução do risco de falhas quanto ao cumprimento dos objetivos e metas de uma atividade.
O conceito de custo-benefício reconhece que custo de um controle não deve exceder os benefícios que ele possa proporcionar.
Exemplo: Uma empresa de pequeno porte que precisa melhorar o controle sobre seu patrimônio (imobilizado) e para isso investe em um sistema de controle patrimonial que custa um milhão...será que fez a melhor escolha?
Qual a representatividade do imobilizado para esta pequena empresa?
Será que o benefício obtido com esse sistema cobre o custo pago por ele?

DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE

O dever de todo pessoal dentro de uma organização deve ser fixado e limitados de forma precisa, bem como a autoridade decorrente, atribuída a cada uma das funções.
Assim sendo, deve haver:
- Procedimentos claramente determinados que levem em conta as funções de todos os setores da organização, propiciando a integração das informações dentro do sistema;
- Um organograma adequado onde a linha de autoridade e a consequente responsabilidade sejam definidas entre os diversos departamentos, chefes, encarregados de setores, etc.;
- A delineação de funções ou atividades embora possa ser informal, deve preferivelmente ser definida em manuais de procedimentos, visto que estes propiciam a eficiência do sistema e evitam erros;

 SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES

Isso é importantíssimo para um bom sistema de controles internos. Mas muitas empresas não observam esse conceito de forma que seja segura para ela mesma.
Um sistema de controle adequado é aquele que elimina a possibilidade de dissimulação de erros ou irregularidades.
Assim sendo, os procedimentos destinados a detectar tais erros ou irregularidades, devem ser executados por pessoas que não estejam em posição de praticá-los, isto é, deve haver uma adequada segregação de funções.
De uma maneira geral, o sistema de controle interno, deve prever segregação entre as funções de aprovação de operações, execução e controle das mesmas, de modo que nenhuma pessoa possa ter completa autoridade sobre uma parcela significativa de qualquer transação.


VP Consultoria – Solução definitiva na gestão da sua empresa.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Vínculo Consultoria de Marketing

Somos uma agência de publicidade de São José dos Campos. Estamos sempre em busca do crescimento de nossos clientes e para isso nos esforçamos ao máximo.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário