Aprenda como fortalecer a sua empresa por meio de conceitos poderosos. Parte 2


– ACESSO AOS ATIVOS

Para atingir um grau de segurança adequado, o acesso aos ativos de uma unidade deve ser limitado ao pessoal autorizado.
O termo “acesso aos ativos”, aqui utilizado, inclui acesso físico direto e acesso indireto através de preparação ou processamento de documentos que autorizem o uso ou disposição desses ativos.

 – ESTABELECIMENTO DE COMPROVAÇÕES E PROVAS INDEPENDENTES

Os procedimentos referentes à determinada atividade, devem prever processos de comprovações rotineiras e obtenção independente de informações de controle.
Os diversos registros preparados por um órgão para informar sobre o resultado de suas atividades, em geral constituem meios de controle eficazes somente quando produzidos por um sistema adequado.
Aquele que permite assegurar a fidedignidade das informações através de registros produzidos por fontes independentes que podem ser comparados/conciliados.
As divergências porventura detectadas evidenciam as falhas nos registros de transações.

 – MÉTODOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Devido ao fato de que os meios de controle são estabelecidos para assegurar o cumprimento dos objetivos de uma atividade, a sua eficácia independe dos métodos de processamento de dados, que podem ser manuais, mecânicos ou eletrônicos.
No entanto, na medida do possível, devem-se utilizar equipamentos (mecânicos ou eletrônicos) no processamento de dados.
Embora não evitem a possibilidade de erros e manipulações, fomentam a divisão dos trabalhos, propiciando o reforço dos controles internos.

 – PESSOAL

A eficácia dos meios de controle depende da competência e integridade do pessoal de exercer as funções.
Assim sendo, é conveniente que a política de pessoal da companhia leve em consideração os seguintes aspectos:
- Seleção e treinamento cuidadoso dos colaboradores. Um bom plano de treinamento resulta em melhor rendimento, redução de custos e colaboradores mais ativos e atentos;
- Se possível, deve haver rodízio de funções. O rodízio reduz as possibilidades de fraudes;
- Obrigatoriedade de colaboradores que ocupam cargos de confiança desfrutarem férias regularmente, como forma de evitar a dissimulação de irregularidades;
- Funcionários que lidam com valores possuírem seguro fidelidade ou carta de fiança, para proteção aos ativos da empresa;
Com a observação desses 7 conceitos o Controle Interno de sua empresa estará bem fortalecido e vai dar muita segurança...
Fonte: Portal Contabeis


VP Consultoria – Solução definitiva na gestão da sua empresa.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Vínculo Consultoria de Marketing

Somos uma agência de publicidade de São José dos Campos. Estamos sempre em busca do crescimento de nossos clientes e para isso nos esforçamos ao máximo.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário